Avaliação em Matemática no Ensino Médio: uma análise de estratégias equivocadas

Rosangela de Souza Jorge Ando, Nielce Meneguelo Lobo da Costa

Resumo


Neste artigo apresentamos resultados parciais de uma pesquisa de doutorado em andamento cujo foco está na análise dos estudos sobre avaliação de um grupo de professores de matemática. Discutimos estratégias equivocadas de alunos identificadas na resolução de questões de funções do Exame Nacional do Ensino Médio. O referencial teórico, no tocante à avaliação, vem dos estudos de Haydt e, quanto à análise de erros, de Cury ou de Movshovitz-Hadar, Zaslavsky e Inbar. A metodologia é do tipo investigação–ação, com caráter co-generativo, desenvolvida em duas fases: pesquisa documental e de campo. A coleta dos dados utilizou questionário de entrada; entrevistas semiestruturadas; gravações em vídeo e áudio, protocolos de atividades dos professores do grupo e arquivos digitais. A análise interpretativa dos dados, baseada em categorias, identificou cinco tipos de estratégias equivocadas nas resoluções dos alunos.


Palavras-chave


Funções. Avaliação Diagnóstica. Erros. ENEM.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Rosangela de Souza Jorge Ando, Nielce Meneguelo Lobo da Costa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.