Resolução de Problemas: um caminho para fazer e aprender matemática

Célia Barros Nunes, Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana

Resumo


A Resolução de problemas é um tema central quando o assunto é ensinar matemática nos diversos níveis de escolaridade e, cada vez mais, vem se expandindo as pesquisas nessa temática, seja no Brasil seja em outros países. Várias são as formas de abordagem dada à resolução de problemas, desde que ela se tornou uma atividade essencial no ensino-aprendizagem da matemática: na própria matemática, no contexto da sala de aula ou fora dela, nos currículos, na formação de professores, tornando-se uma grande área de investigação no campo da Educação Matemática. Portanto, esse artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões dos fundamentos e das possibilidades de aplicabilidade em sala de aula de uma nova e recente abordagem dada à resolução de problemas, a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, como um caminho para fazer e aprender matemática com compreensão, seja no âmbito da teoria, seja no âmbito da prática do professor, demonstrando com isso, a linha de pesquisa a qual desenvolvemos.  A aplicabilidade dessa metodologia, no contexto escolar, favorece aos alunos a autonomia e a criatividade quando colocada no centro das atividades de sala de aula, sem prescindir do fundamental papel desempenhado pelo professor como organizador e mediador no decurso dessa atividade.


Palavras-chave


Ensino-aprendizagem da Matemática. Resolução de Problemas. Formação de Professores. Fazer e aprender Matemática.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Célia Barros Nunes, Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.