A Transformação das Relações com o Saber Matemático de Alunos Ingressantes na Universidade

Pedro Augusto Pereira Borges, Méricles Thadeu Moretti

Resumo


A reprovação em Matemática nos primeiros anos dos cursos universitários da área das ciências exatas é apontada como um dos principais motivos de evasão. Nesse trabalho a Teoria da Relação com o Saber foi utilizada como referencial teórico para analisar as transformações das relações que os ingressantes estabelecem com o saber matemático e as conexões dessas com a aprendizagem. Sete alunos voluntários de uma turma de Matemática Instrumental foram monitorados através de questionários, entrevistas, testes e acompanhamento de aulas. Os dados foram sistematizados com as técnicas da análise de conteúdo e permitiram observar que a transformação das relações de objetivação-denominação para imbricação-domínio é um processo lento e constitui um severo limitante da qualidade da aprendizagem. 


Palavras-chave


Relação com o Saber; Ensino Superior; Reprovação Escolar

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Pedro Augusto Pereira Borges, Méricles Thadeu Moretti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.