Prática como Componente Curricular como Elemento Formativo: compreensões nos projetos pedagógicos de Licenciatura em Química em Goiás.

Sara Almeida, Nyuara Araújo da Silva Mesquita

Resumo


A Prática como Componente Curricular (PCC) se estabeleceu inicialmente na Resolução (CNE/CP 2/2002) e permanece na recente Resolução (CNE/CP 2/2015) que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada de professores. A despeito de ter sido instituída legalmente a quatorze anos, 400 horas de PCC nos cursos de formação de professores, ainda hoje muitas indagações surgem acerca do assunto, pois apesar da existência dos direcionamentos legais é plural o entendimento do que venha a ser a PCC por parte das IES. A presente investigação buscou nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) das instituições de Ensino Superior do estado de Goiás a compreensão que estes textos apresentam do que é a Prática como Componente Curricular. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza como método a Análise Textual Discursiva (ATD). O corpus da pesquisa se constituiu por dezoito projetos pedagógicos de cursos de Licenciatura em Química ofertados no estado de Goiás. O processo analítico, segundo a ATD, se dá por meio da unitarização dos textos do corpus, categorização e captação do novo emergente. A análise permitiu estabelecer a categoria de análise “Polissemia do termo: as concepções de Prática como Componente Curricular dos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Química do estado de Goiás”. Como referencial analítico para o contexto de políticas públicas foi utilizada a abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball. A partir da análise realizada, observou-se que metade dos projetos pedagógicos analisados, utilizam-se de termos distintos para se referir a PCC, termos esses que nem sempre são adequados ao que se admite ser esse componente curricular. A presente investigação, levando em consideração o contexto atual das licenciaturas e os avanços nesse cenário, pretende juntamente com as demais pesquisas desenvolvidas desde os anos 80, vislumbrar o caminho que possibilite reflexões sobre as PCC visando contribuir para discussões e debates sobre o tema no âmbito da formação de professores.   


Palavras-chave


Prática como Componente Curricular. Políticas Educacionais. Licenciatura em Química.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2017 Sara Almeida, Nyuara Araújo da Silva Mesquita

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.