Elementos Constitutivos do Trabalho Docente e a Formação Inicial e Continuada de Professores que Ensinam Matemática

Wagner Barbosa de Lima Palanch

Resumo


Este artigo tem como objetivo analisar como os contextos colaborativos favorecem a reflexão sobre os elementos constitutivos do trabalho docente que professores – que ensinam Matemática e que ainda estão em formação – compartilham quando participam de um projeto de colaboração universidade-escola, por meio de trocas de experiências, potencializando desta maneira a reflexão e o desenvolvimento de diferentes olhares e significados sobre o trabalho e a vida docente. Para a realização da pesquisa, foi escolhido o espaço colaborativo da Atividade Curricular de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (ACIEPE) oferecida pela Universidade Federal de São Carlos. A produção dos dados foi baseada nas observações de campo, gravações em áudio e entrevistas realizadas com os participantes do estudo. O artigo tem como fundamentação teórica os estudos de Tardif (2003) com os saberes pragmáticos; Machado (2007) com o conceito de trabalho do professor, operacional e provisório; Amigues (2004) e Bueno (2009) com os elementos constitutivos do ensino e Clot (2007) com o conceito da ergonomia da atividade e clínica da atividade. Os resultados apontam que os espaços colaborativos contribuem para o processo formativo docente a partir das discussões coletivas, reflexão pessoal, apropriações e desenvolvimento de elementos críticos, possibilitando, assim, a constituição da identidade docente dos participantes.


Palavras-chave


Trabalho Docente, Formação de Professores que Ensinam Matemática, Professores.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Wagner Barbosa de Lima Palanch

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.