Windows into Elementary Mathematics:Alternate public images of mathematics and mathematicians / Janelas para Matemática Elementar: imagens públicas alternativas de matemática e matemáticos
Resumo
Pesquisas sobre as imagens de estudantes e professores sobre matemática e sobre matemáticos revelam uma série de imagens estereotipadas, das quais muitas são negativas. Neste artigo, apresentamos uma visão geral de algumas dessas imagens e estereótipos e consideramos as seguintes questões: (1) Como a imagem da matemática e dos matemáticos pode ser um problema em educação matemática, e (2) o que pode ser feito para melhorar a situação? Além disso, consideramos um projeto de extensão chamado de “Janelas para Matemática Elementar”. Neste projeto, matemáticos são entrevistados sobre suas perspectivas sobre tópicos de matemática elementar e suas entrevistas são fi lmadas e publicadas on-line, junto com figuras de apoio e conteúdos interativos. Neste contexto, consideramos as seguintes perguntas: (3) sobre o que se trata o projeto “Janelas”, e (4) como ele poderia oferecer uma alternativa (talvez melhor) sobre a imagem da matemática e de matemáticos? Finalmente, compartilhamos um exemplo, o qual as atividades do projeto foram usadas em um curso de matemática-para-professores.
Pesquisas sobre as imagens de estudantes e professores sobre matemática e sobre matemáticosrevelam uma série de imagens estereotipadas, das quais muitas são negativas. Neste artigo, apresentamosuma visão geral de algumas dessas imagens e estereótipos e consideramos as seguintes questões: (1)Como a imagem da matemática e dos matemáticos pode ser um problema em educação matemática,e (2) o que pode ser feito para melhorar a situação? Além disso, consideramos um projeto de extensãochamado de “Janelas para Matemática Elementar”. Neste projeto, matemáticos são entrevistados sobresuas perspectivas sobre tópicos de matemática elementar e suas entrevistas são fi lmadas e publicadason-line, junto com fi guras de apoio e conteúdos interativos. Neste contexto, consideramos as seguintesperguntas: (3) sobre o que se trata o projeto “Janelas”, e (4) como ele poderia oferecer uma alternativa(talvez melhor) sobre a imagem da matemática e de matemáticos? Finalmente, compartilhamos umexemplo, o qual as atividades do projeto foram usadas em um curso de matemática-para-professores.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 George Gadanidis, Ricardo Scucuglia
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.