Windows into Elementary Mathematics:Alternate public images of mathematics and mathematicians / Janelas para Matemática Elementar: imagens públicas alternativas de matemática e matemáticos

George Gadanidis, Ricardo Scucuglia

Resumo


Pesquisas sobre as imagens de estudantes e professores sobre matemática e sobre matemáticos revelam uma série de imagens estereotipadas, das quais muitas são negativas. Neste artigo, apresentamos uma visão geral de algumas dessas imagens e estereótipos e consideramos as seguintes questões: (1) Como a imagem da matemática e dos matemáticos pode ser um problema em educação matemática, e (2) o que pode ser feito para melhorar a situação? Além disso, consideramos um projeto de extensão chamado de “Janelas para Matemática Elementar”. Neste projeto, matemáticos são entrevistados sobre suas perspectivas sobre tópicos de matemática elementar e suas entrevistas são fi lmadas e publicadas on-line, junto com figuras de apoio e conteúdos interativos. Neste contexto, consideramos as seguintes perguntas: (3) sobre o que se trata o projeto “Janelas”, e (4) como ele poderia oferecer uma alternativa (talvez melhor) sobre a imagem da matemática e de matemáticos? Finalmente, compartilhamos um exemplo, o qual as atividades do projeto foram usadas em um curso de matemática-para-professores.

Pesquisas sobre as imagens de estudantes e professores sobre matemática e sobre matemáticosrevelam uma série de imagens estereotipadas, das quais muitas são negativas. Neste artigo, apresentamosuma visão geral de algumas dessas imagens e estereótipos e consideramos as seguintes questões: (1)Como a imagem da matemática e dos matemáticos pode ser um problema em educação matemática,e (2) o que pode ser feito para melhorar a situação? Além disso, consideramos um projeto de extensãochamado de “Janelas para Matemática Elementar”. Neste projeto, matemáticos são entrevistados sobresuas perspectivas sobre tópicos de matemática elementar e suas entrevistas são fi lmadas e publicadason-line, junto com fi guras de apoio e conteúdos interativos. Neste contexto, consideramos as seguintesperguntas: (3) sobre o que se trata o projeto “Janelas”, e (4) como ele poderia oferecer uma alternativa(talvez melhor) sobre a imagem da matemática e de matemáticos? Finalmente, compartilhamos umexemplo, o qual as atividades do projeto foram usadas em um curso de matemática-para-professores.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 George Gadanidis, Ricardo Scucuglia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.