Educação estatística: perspectivas e desafios

Simone Echeveste, Hélio Bittencourt, Arno Bayer, Josy Rocha

Resumo


As transformações sociais, econômicas, demográficas e de meio ambiente que ocorrem diariamenteno planeta exigem para qualquer indivíduo, seja qual for seu tipo de trabalho ou área deatuação, um conhecimento básico de Estatística. Este fato há alguns anos vem mobilizando a comunidadecientífica na área de educação matemática a desenvolver estudos e pesquisas que têm porobjetivo a preparação dos professores do ensino fundamental e médio para lecionar conteúdos deestatística em suas aulas.Tal foi a importância e a relevância destes estudos no aprimoramento daformação dos alunos, que hoje já se fala em Educação Estatística, um conceito que envolve nãosomente o ensino das técnicas de estatística e probabilidade, bem como a sua relação com outrasáreas do conhecimento. Este artigo tem por objetivo traçar aspectos relevantes da Estatística e suahistória, bem como discutir a preparação dos professores de matemática para o ensino desta ciência.Palavras-chave: estatística, educação estatística.

The social, economic, demographic and environmental transformations that happen daily inour planet demand a basic knowledge of Statistics. This fact has mobilized the scientific communityof mathematical education’s area to develop studies and researches for help teachers of fundamentaland medium levels to prepare classes. The importance and the relevance of these studies in theimprovement of students’ formation was very important, that nowadays, there is an area called StatisticsEducation, a concept that concerns not only the teaching of the statistics techniques and probability,but its relation with other areas. This paper aims to show important aspects of the Statistics and itshistory, as well as to analyze the mathematics teachers’ preparation for the teaching of this science.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Simone Echeveste, Hélio Bittencourt, Arno Bayer, Josy Rocha

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.