A utilização da informática como recurso didático nas aulas de Matemática

Cláudia Assis Hendres, Carmen Teresa Kaiber

Resumo


Este artigo apresenta uma investigação realizada junto aos professores de Matemática doEnsino Fundamental e Médio das redes particular, municipal e estadual da cidade de Canoas/RS,objetivando identificar as condições de utilização da informática como recurso nas aulas de Matemática,bem como seus efeitos sobre os alunos e suas aprendizagens. Foram pesquisados aspectosrelativos às condições de acesso ao computador e a softwares educativos pelos professores, dificuldadese expectativas em relação ao uso de tais mídias e aspectos referentes à influência sobre osalunos segundo a ótica docente. Acredita-se que a informática é um recurso que tem muito a contribuirpara uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem da Matemática, proporcionando aosprofessores e alunos a oportunidade de um trabalho atual, inovador e rico em possibilidades.

This article presents an investigation done with Mathematics teachers working in Elementaryand High schools in private, state, and municipal nets from Canoas city/RG, and it has as objective toidentify the condition of using of computer science as resource in Math classes, as well the effects ofthis utilization in students and their leanings. It was researched aspects relative to the conditions ofaccess to the computer and educational softwares by teachers, difficulties and expectations directedto the use of such medias, as also, referring aspects the influence of this use on the pupils under theoptics of the teachers. It is given credit that the computer science is a resource that has much tocontribute to the improvement of the Mathematics process of education and learning, providing to theprofessor and pupils the chance of a current work, innovator and rich in possibilities.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Cláudia Assis Hendres, Carmen Teresa Kaiber

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.