O ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre uma proposta pedagógica
Resumo
A problemática em discussão neste artigo assenta-se no ensino de ciências pautado em temas relacionados à promoção da saúde na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Buscam-se reflexões acerca de dinâmicas de ensino-aprendizagem tendo em vista apreensões, por parte dos alunos, de comportamentos promotores de saúde, por meio de dinâmicas que superem a mera transmissão de conhecimentos, tornando-os capazes de por em prática o que aprenderam. Para o alcance dos nossos objetivos, traçamos um desenho metodológico composto de uma proposta pedagógica em cinco aulas e tendo o questionário como instrumento para coleta de dados. As análises pautaram-se no processo de tematização dos relatos escritos pelos estudantes nos questionários. Entendemos que devido aos distintos níveis de realidade que caracterizam os sujeitos da EJA, torna-se necessário uma variedade nas formas de explicitação dos conteúdos escolares, das quais dinâmicas de escuta, de tensionamento de ideias e de negociação configuram-se como alternativas positivas de ensino aprendizagem enquanto meio para captar e potencializar a formação destes sujeitos. Defendemos que é necessário renovar não somente as formas de empreender o ensino do tema promoção à saúde, mas também o ensino de ciências em geral, convocando a participação dos alunos no processo de construção do conhecimento científico.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2017 Sandro Tiago Figueira, Helena Amaral Fontoura
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.