Escola e Aulas de Matemática: ambiente de ser o que se é ou do ser o que está?
Resumo
Este estudo originou-se de nossa perplexidade ao ler o conto Escola da obra Graciliano Ramos. Graciliano faz uma retomada de sua vivência escolar, que entendemos expressar o que as vivências de muitos de nossos alunos também expressa. Com isto, questionamos: Como os alunos se percebem estando junto ao ambiente escolar, junto a aulas de Matemática? Valemo-nos de entrevistas para compreender junto a nossos sujeitos, o como de nossa interrogação. Recorremos à fenomenologia como campo teórico/metodológico. Lançamos olhares atentos às entrevistas e vimos no movimento dos sentidos que iam se constituindo, convergências que propiciaram vislumbrar ideias nucleares que abrangem nossa interrogação, tais quais: a percepção de uma escola com forças contrárias à invenção, contrárias ao “ser criança”; a percepção da escola, sala de aula, enquanto ambiente acolhedor, que estimula a invenção e potencializa o “ser criança”. Nossas articulações em torno destas ideias são o que apresentamos como compreensões iniciais do que aqui interrogamos. O dito pelos entrevistados aponta para uma visão aporética da escola, não servindo assim apenas para possibilitar a autonomia, mas também para a domesticação. A escola é apontada tanto como um lugar seguro que propicia novas experiências, como um local que pode propiciar experiências desconfortantes e constrangedoras.
Palavras-chave
Escola. Criança. Aula de Matemática. Fenomenologia.
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Direitos autorais 2017 José Milton Lopes Pinheiro, Luiz Carlos Leal Junior, Bruno Leite Ferreira
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eISSN: 2178-7727
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