Evolução nas concepções sobre o ensino de Física dos acadêmicos de licenciatura em Física ao participarem do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência

Luiz Marcelo Darroz, Clóvis Milton Duval Wannmacher

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Capes), do governo federal, visa inserir os licenciandos no cotidiano escolar desde o início da sua formação. Nesse contexto, este trabalho expõe os resultados de uma pesquisa sobre a evolução das concepções de um grupo de licenciandos em Física de instituições do Rio Grande do Sul ao participarem das atividades desenvolvidas no programa. A coleta de dados ocorreu em dois momentos distintos, separados por um intervalo de quatro semestres, e utilizou um instrumento elaborado e validado por Darroz e Wannmacher (2015), estruturado na escala Likert, o qual permite ao respondente manifestar seu grau de concordância diante de determinadas afirmações relacionadas à contextualização, interdisciplinaridade, experimentação e avaliação do processo de ensino de Física. Os resultados foram comparados aos obtidos junto a um grupo controle formado por acadêmicos dos cursos de licenciatura em Física do Rio Grande do Sul. A análise estatística dos resultados obtidos demonstra que, após quatro semestres, as concepções dos bolsistas de iniciação à docência apresentam diferenças estatisticamente significativas em relação às evidenciadas na primeira coleta de dados, indicando a compreensão de que o ensino de Física deve ser construído de forma interdisciplinar e contextualizada, de que a avaliação tem, nesse processo, a função de diagnosticar a aprendizagem dos estudantes e de que as atividades práticas permitem a identificação dos fenômenos físicos estudados de maneira reflexiva.

Palavras-chave


Pibid. Ensino de Física. Formação de professores.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Luiz Marcelo Darroz, Clóvis Milton Duval Wannmacher

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.