Evolução nas concepções sobre o ensino de Física dos acadêmicos de licenciatura em Física ao participarem do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Resumo
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid/Capes), do governo federal, visa inserir os licenciandos no cotidiano escolar desde o início da sua formação. Nesse contexto, este trabalho expõe os resultados de uma pesquisa sobre a evolução das concepções de um grupo de licenciandos em Física de instituições do Rio Grande do Sul ao participarem das atividades desenvolvidas no programa. A coleta de dados ocorreu em dois momentos distintos, separados por um intervalo de quatro semestres, e utilizou um instrumento elaborado e validado por Darroz e Wannmacher (2015), estruturado na escala Likert, o qual permite ao respondente manifestar seu grau de concordância diante de determinadas afirmações relacionadas à contextualização, interdisciplinaridade, experimentação e avaliação do processo de ensino de Física. Os resultados foram comparados aos obtidos junto a um grupo controle formado por acadêmicos dos cursos de licenciatura em Física do Rio Grande do Sul. A análise estatística dos resultados obtidos demonstra que, após quatro semestres, as concepções dos bolsistas de iniciação à docência apresentam diferenças estatisticamente significativas em relação às evidenciadas na primeira coleta de dados, indicando a compreensão de que o ensino de Física deve ser construído de forma interdisciplinar e contextualizada, de que a avaliação tem, nesse processo, a função de diagnosticar a aprendizagem dos estudantes e de que as atividades práticas permitem a identificação dos fenômenos físicos estudados de maneira reflexiva.
Palavras-chave
Pibid. Ensino de Física. Formação de professores.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Luiz Marcelo Darroz, Clóvis Milton Duval Wannmacher
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.