Educação Matemática em Escolas Multisseriadas do Campo

Fernanda Wanderer

Resumo


O artigo apresenta resultados de uma pesquisa desenvolvida com o propósito de analisar o Programa Escola Ativa (PEA), examinando os jogos de linguagem da educação matemática que institui. A sustentação teórica encontra-se nas teorizações de Michel Foucault e na obra tardia de Ludwig Wittgenstein. O material de pesquisa é constituído pelos Cadernos do PEA da área da Matemática endereçados aos alunos e professores e por narrativas de cinco professoras. Em termos metodológicos, a estratégia utilizada guiou-se pela análise do discurso, no sentido discutido por Foucault. O exame do material mostrou que as escolas multisseriadas do campo encontram-se em situações de desvantagens em relação às urbanas no que se refere a materiais, capacitações para os educadores e condições de trabalho. Por outro lado, os alunos dessas escolas apresentam desempenho superior aos estudantes das escolas urbanas nas avaliações externas. Em relação ao ensino de Matemática, o trabalho evidenciou que para as professoras entrevistadas é importante manipular materiais concretos nas aulas e contemplar os jogos de linguagem matemáticos da forma de vida do campo. Já os documentos do PEA tomam os saberes da forma de vida camponesa apenas como “ponto de partida” para o ensino dos jogos que conformam a matemática escolar, reforçando a supremacia e legitimidade desta em relação aos conhecimentos da forma de vida do campo

Palavras-chave


Educação Matemática; Escolas Multisseriadas do Campo; Jogos de linguagem

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Fernanda Wanderer

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.