Evidências da emergência de drivers Hiperculturais durante o aprendizado de conceitos de Eletromagnetismo em alunos do Ensino Médio após a utilização de simulações computacionais

Fernando Colomby Pieper, Agostinho Serrano de Andrade Neto

Resumo


O estudo com relação à aprendizagem de conceitos de Física, envolvendo tecnologias, tem sido tema de pesquisas atuais na área de Ensino de Ciências e Matemática. O presente trabalho busca trazer evidências do impacto destas tecnologias de informação e comunicação em termos das mudanças conceituais resultantes de seu uso, no âmbito do ensino de Eletromagnetismo, tópico pouco investigado dentro da temática de utilização das TIC no aprendizado de conceitos científicos. Para esse fim trabalhamos sob a luz de uma teoria cognitiva baseada na ideia de que a inteligência humana não resulta apenas do funcionamento cerebral, mas também da complementação desse funcionamento pelo processamento auxiliar realizado por estruturas externas ao indivíduo, a Teoria da Mediação Cognitiva (TMC). O foco da investigação é a compreensão, por parte dos alunos, da lei de Faraday e da lei de Lenz. O grupo observado foi submetido a uma intervenção com a utilização de simuladores computacionais utilizando a técnica instrucional P.O.E (Predizer-Observar-Explicar). Os resultados são indicativos de uma possível aprendizagem por meio da aquisição de drivers e apontam para uma mudança conceitual através da utilização de simuladores, como mediadores, especialmente quando há aquisição de representações e drivers referentes às linhas de campo magnético.

Palavras-chave


simulações computacionais; Teoria da Mediação Cognitiva; Hipercultura; Lei de Faraday; indução eletromagnética

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Fernando Colomby Pieper, Agostinho Serrano de Andrade Neto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.