Percepções de Estudantes de Química Acerca do Ensinar e do Aprender

Miriam Cristina Covre de Souza, Fabiele Cristiane Dias Broietti, Marinez Meneghello Passos

Resumo


Neste artigo trazemos alguns resultados de uma investigação que procurou identificar e discutir as percepções de licenciandos e de estudantes de um curso de especialização em Química acerca do Ensinar e do Aprender. Os dados foram coletados por meio de um questionário e a análise das respostas foi realizada com base nos pressupostos da análise de conteúdo. Como resultados, destacamos 6 categorias de Ensinar (Transmissão de conhecimento; Conteúdo organizado; Conjunto de atividades manipulativas; Ciclo de aprendizagem; Guia para aprendizagem; Indefinida) e 7 categorias de Aprender (Aumento do conhecimento; Memorização ou reprodução; Aplicação; Compreensão; Procurar/olhar algo em perspectiva diferente; Mudança enquanto pessoa; Indefinida). Identificamos um predomínio do modelo de transmissão-recepção dos sujeitos analisados tanto na percepção do Ensinar quanto na do Aprender, o que ressalta a importância de momentos nos cursos de formação que possibilitem discussões acerca dessas questões.


Palavras-chave


Aprender. Formação de professores. Ensinar. Percepção. Química.

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Direitos autorais 2016 Miriam Cristina Covre de Souza, Fabiele Cristiane Dias Broietti, Marinez Meneghello Passos

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