Percepções de Estudantes de Química Acerca do Ensinar e do Aprender
Resumo
Neste artigo trazemos alguns resultados de uma investigação que procurou identificar e discutir as percepções de licenciandos e de estudantes de um curso de especialização em Química acerca do Ensinar e do Aprender. Os dados foram coletados por meio de um questionário e a análise das respostas foi realizada com base nos pressupostos da análise de conteúdo. Como resultados, destacamos 6 categorias de Ensinar (Transmissão de conhecimento; Conteúdo organizado; Conjunto de atividades manipulativas; Ciclo de aprendizagem; Guia para aprendizagem; Indefinida) e 7 categorias de Aprender (Aumento do conhecimento; Memorização ou reprodução; Aplicação; Compreensão; Procurar/olhar algo em perspectiva diferente; Mudança enquanto pessoa; Indefinida). Identificamos um predomínio do modelo de transmissão-recepção dos sujeitos analisados tanto na percepção do Ensinar quanto na do Aprender, o que ressalta a importância de momentos nos cursos de formação que possibilitem discussões acerca dessas questões.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Miriam Cristina Covre de Souza, Fabiele Cristiane Dias Broietti, Marinez Meneghello Passos
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:![]() | Scopus | ![]() | Latindex | ![]() | Edubase (SBU/UNICAMP) |
![]() | Sumarios.org | ![]() | Google Scholar | ![]() | Portal LivRe (CNEM) |
![]() | Journals for Free | ![]() | REDIB | ![]() | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.