Concepções de Alunos do Curso de Magistério de Ensino Médio e suas Repercussões no Ensino de Matemática / Conceptions of students in an elementary teaching course in high school level and its implications in the teaching of mathematic

Marcos Leomar Calson, Valderez Marina do Rosário Lima, Rosana Maria Gessinger

Resumo


Neste artigo, são apresentados resultados parciais de uma pesquisa realizada com um grupo de alunos de um Curso de Magistério de Ensino Médio. O estudo visa identificar as concepções desses alunos sobre a Matemática, seu ensino e as repercussões na aprendizagem. Como instrumentos de coleta de dados foram empregados questionários, entrevistas e observações de práticas. A partir dos dados obtidos por meio de tais instrumentos, foi possível concluir que esses futuros professores
têm uma concepção tecnicista/tradicional sobre o ensino de matemática, o que pode comprometer a qualidade da prática pedagógica e a  aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. No entanto, há que se entender a formação do professor como um processo contínuo, ao longo do qual suas concepções e sua prática docente podem ser modificadas, apontando para um desempenho pautado na reflexão sobre a situação vivenciada, num processo dialético com a teoria.

In this paper, we present partial results of a research, held with a group of students in anelementary teaching course in high school level. The study aims to identify the conceptions of thesestudents about mathematics, the teaching and impact on learning of this subject. As instruments fordata collection were employed questionnaires, interviews and observations of practice. From dataobtained through such instruments, it was possible to conclude that these teachers have a technical/traditional conception about mathematics teaching, which can compromise the quality of practiceteaching and learning in the early years of elementary school. However, one must understand theformation of the teacher as an ongoing process, during which their conceptions and their teachingpractice can be modified, pointing to a performance guided by reflection on the situation experiencedin a dialectic process with the theory.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Marcos Leomar Calson, Valderez Marina do Rosário Lima, Rosana Maria Gessinger

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.