Contextualização e Interdisciplinaridade nas provas do ENEM: analisando as Questões sobre os Vírus
Resumo
Os vírus fazem parte dos conteúdos trabalhados durante o Ensino Médio onde e geralmente são trabalhados aspectos relacionados a saúde humana. No entanto, além da biologia - onde tradicionalmente é abordado - esse tema pode ser explorado em diferentes disciplinas, sob vários aspectos. Assim, objetivou-se nesse trabalho, analisar as questões que abordam a temática dos vírus nas provas do ENEM, quanto a contextualização e interdisciplinaridade. Foram analisadas todas as provas desde o ano de sua criação (1998-2014), totalizando 17 anos de avaliações. Constatou-se que a maioria das questões é interdisciplinar em seus enunciados, no entando, apenas uma delas exige conhecimento de mais de uma área do conhecimento para resolução. Ainda, identificamos que todas as questões sobre os vírus são contextualizadas, no entanto, em quase um terço delas o enunciado não é útil para a resolução. A maioria das questões que apresentam conteúdos específicos de biologia abordam causas e sintomas de algumas doenças.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Elenize Rangel Nicoletti, Lenira Maria Nunes Sepel
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.