Saneamento básico: práticas educativas no ensino fundamental

Mariela Valduga, Rossano André Dal-Farra

Resumo


O saneamento básico é, atualmente, temática de crucial importância na contemporaneidade, ocupando o ponto central dos grandes debates relacionados ao trinômio: saúde, ambiente e sociedade. Por tais razões, a relevância de trabalhar com este tema na Educação Básica tem se constituído em desafio para os professores, sendo o objetivo deste estudo a realização de atividades voltadas à essa questão em uma escola participante do Projeto Observatório da Educação em Sapucaia do Sul/RS. Durante o ano de 2014 foram realizadas práticas educativas consistindo na coleta de dados por meio de produções textuais, questionários e do diário de bordo produzido pela docente a partir dos trabalhos em campo realizados com estudantes do nono ano. Os dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo e evidenciaram a necessidade de ampliar as concepções dos estudantes em relação ao saneamento básico, tendo em vista que eles associam a expressão, preponderantemente, à questão do esgoto e da água, sem vinculá-la aos amplos domínios do conceito na atualidade, que inclui, o abastecimento de água, a limpeza urbana e o manejo dos resíduos sólidos de forma adequada à saúde pública e à proteção do meio ambiente.

Palavras-chave


saneamento básico, ensino de ciências, ensino fundamental

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Mariela Valduga, Rossano André Dal-Farra

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.