Políticas Públicas de Inclusão de Alunos com Deficiência: alguns caminhos percorridos
Resumo
As políticas públicas de educação inclusiva de alunos com deficiência são abordadas neste artigo a partir de um estudo teórico sobre sua evolução ao longo da história e a influência dos organismos e acordos internacionais, dos quais o Brasil é parte e signatário, sobre as legislações que definem essas políticas em nível nacional. Assim, são apresentadas políticas públicas de educação inclusiva definidas por leis, decretos e resoluções federais ao longo dos anos. Como recorte de uma pesquisa de doutorado, são analisadas as percepções de gestores escolares de escolas inclusivas de quatro estados brasileiros a respeito dessas políticas na perspectiva do ensino de Ciências e Matemática. Por fim, considera-se que a educação inclusiva de alunos com deficiência não se faz apenas por força de lei, mas há que se encontrarem maneiras de fazer com que essas políticas públicas cheguem efetivamente ao cotidiano da escola inclusiva, uma vez que a história tem mostrado que os resultados almejados no papel nem sempre são conseguidos na prática, principalmente no âmbito do ensino de Ciências e Matemática.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Gilfran Melo Nascimento, Marlise Geller
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.