O Erro Cometido em Prova de Matemática; um Saber Escolar?
Resumo
Neste artigo reflete-se acerca da possibilidade de aproveitamento do erro cometido pelos estudantes em provas escritas de matemática para deflagrar situações de aprendizagem do conteúdo matemático. Na perspectiva de explorar o erro como recurso didático para a aprendizagem oportunizou-se aos estudantes uma atividade proposta imediatamente após a entrega do resultado da prova escrita a fim de refletirem sobre os erros cometidos e a (re)construirem seu conhecimento do conteúdo matemático por meio do preenchimento do relatório de reflexão dos erros – instrumento de intervenção elaborado pelos autores - e aplicarem os conhecimentos obtidos em situações análogas. São apresentados alguns resultados desta investigação desenvolvida com uma turma do nono ano do Ensino Fundamental no ano de 2011. Os resultados alcançados permitem inferir que pode ser frutífero investir no erro e inseri-lo como recurso pedagógico para o aprendizado do conteúdo matemático.
Palavras-chave
Erro matemático; Relatório de Reflexão dos Erros; Aprendizagem
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 André Gustavo Silva
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.