Ensino de Ciências na Pedagogia: situações-limite e atos-limite na visão de formadoras da área
Resumo
A formação dos pedagogos possui caráter polivalente, formando um mesmo profissional para atuar nas diversas áreas do conhecimento nos anos iniciais da escolarização. Em vista disso, pesquisas apontam que algumas áreas específicas acabam sendo menos trabalhadas por esses profissionais, entre elas, as Ciências. Neste trabalho, buscamos identificar, por meio do uso da entrevista aberta, como duas formadoras, que atuam nas disciplinas relacionadas ao Ensino de Ciências, em dois cursos de Pedagogia da região central do RS, veem a formação do pedagogo e se vislumbram possibilidades para uma possível mudança desse cenário no que diz respeito ao Ensino de Ciências. Para tanto, tomamos como referencial Paulo Freire e seus conceitos de inédito-viável, situação-limite e ato-limite na perspectiva humanizadora e emancipatória da educação. Observamos que as professoras identificam situações-limite na prática junto aos discentes de pedagogia, mas possuem dificuldade em direcionar seus atos-limites em prol da superação desse quadro. No entanto, as formadoras não deixam de acreditar que a mudança é possível o que, segundo Freire, seria um primeiro passo rumo ao inédito-viável.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Giséli Duarte Bastos, Elenize Rangel Nicoletti, Gisandro Cunha Ilha, Cristiane Muenchen
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.