Textos de Divulgação Científica: uma intervenção para aprofundar as concepções epistemológicas de professores e estudantes de Física

Daiane Maria dos Santos Ribeiro, Marcelo Souza da Silva

Resumo


Neste artigo, são analisadas as compreensões epistemológicas dos alunos da turma 2012.1 de Física do IF Sertão em Salgueiro - PE e de professores de Ciências da Educação Básica sobre a natureza do conhecimento científico. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário VNOS-C (Views of Nature of Science – modelo C), apresentado por Abd-El-Khalick. A partir da caracterização das concepções dos sujeitos da pesquisa, foi testado o uso didático de artigos de divulgação científica que abordavam a vida dos cientistas, a história e filosofia das ciências como dispositivo para promover visões mais coerentes acerca da natureza da ciência. Os resultados se mostraram satisfatórios na desmistificação de algumas visões ingênuas assinaladas pelos estudantes e professores.


Palavras-chave


Ensino de Ciências. Natureza da Ciência. Artigos de Divulgação Científica.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Daiane Maria dos Santos Ribeiro, Marcelo Souza da Silva

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Lamentamos informar que, a partir de dezembro de 2023, a revista Acta Scientia não estará mais aceitando submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.