Leitura de Escritas Numéricas de Números Multidígitos: implicações ao Processo de Formação de Professores

Neila Tonin Agranionih

Resumo


O trabalho tem como objetivo promover reflexões sobre a importância do conhecimento dos conteúdos matemáticos a serem ensinados por futuros professores dos anos iniciais e sobre o pouco espaço dado a eles e aos conhecimentos didáticos e metodológicos nos cursos de formação inicial de professores, em especial, nos cursos de Pedagogia. Para tal, apresenta parte dos resultados da pesquisa “Concepções de acadêmicos de Pedagogia sobre escritas numéricas de números multidígitos” realizada com alunos do Curso de Pedagogia da UFPR.  Os dados apresentados referem-se a entrevistas realizadas com três duplas de acadêmicos, nas quais foram propostas situações didáticas envolvendo a leitura de números multidígitos. Permitem observar dificuldades, em especial, na leitura de numerais superiores a milhões e aos conceitos que envolvem o Sistema de Numeração Decimal, bem como um processo de construção de estratégias para ler números superiores à classe dos milhões, semelhante ao observado em crianças em fase de escolarização. Os resultados da pesquisa sugerem a necessidade de trabalhar com o conhecimento do conteúdo nos cursos de formação inicial de professores de modo integrado ao conhecimento didático-metodológico, uma vez que as concepções, hipóteses e conhecimentos prévios dos acadêmicos precisam ser objeto de reflexão e ressignificação. Sugerem, também, a necessidade de os cursos de formação inicial reservarem maior tempo e espaço para a disciplinas que proporcionem estas abordagens aos conteúdos que os futuros professores deverão ensinar.


Palavras-chave


Formação de professores que ensinam matemática. Formação de professores para os anos iniciais. Leitura de números multidígitos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Neila Tonin Agranionih

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.