Simulação de Colisões Dirigidas ao Ensino de Física / Collisions Simulations for Teaching Physics

Mari Aurora Favero Reis, Agostinho Serrano de Andrade Neto

Resumo


Entre as possibilidades do uso do computador no ensino de física, a simulação computacionalde experimentos de laboratórios didáticos tem sido uma das mais abordadas nos últimos anos. NaInternet é possível encontrarmos um grande número de simulações que podem ser utilizadas poreducadores para abordagem de conceitos e leis físicas. Foram selecionados cinco programas quesimulam colisões mecânicas e que podem ser utilizados no estudo de conceitos e leis importantespara o tema. O propósito deste trabalho é estabelecer critérios importantes para o ensino, com oauxílio de simulações, de colisões e fazer uma avaliação das simulações selecionadas, à luz deresultados de pesquisas publicadas na área de ensino de física.

Among the possibilities of using computers in physics education, computer simulations ofdidactic laboratory experiments have been one of the most used in the last years. In the Internet, onecan find a large number of simulations that can be used by educators to teach physics laws andconcepts. Five programs were selected that simulate mechanical collisions and that can be used inteaching important laws and concepts of mechanical collisions. The purpose of this work is to setimportant criteria for the teaching of mechanical collisions, with the help of simulations, and performan evaluation of the selected simulations, in the light of research done in the field of physics teaching.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Mari Aurora Favero Reis, Agostinho Serrano de Andrade Neto

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Lamentamos informar que, a partir de dezembro de 2023, a revista Acta Scientia não estará mais aceitando submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.