Agroquímicos e Impactos Ambientais: análise dos conhecimentos prévios de alunos de um curso técnico em agropecuária
Resumo
O artigo apresenta uma análise dos conhecimentos prévios sobre a temática Agroquímicos, de estudantes do 3ª ano do Ensino Politécnico em Agropecuária, de uma instituição pública localizada em uma área rural na região metropolitana de Porto Alegre/RS. A seleção do tema foi realizada em função de serem os agroquímicos algumas das substâncias maiores causadoras de contaminação humana e ambiental e por se tratar de uma abordagem relevante em cursos da área agrícola. Foi aplicado um questionário semiestruturado, caracterizado pelo Método Misto. A análise dos dados foi baseada na análise de conteúdo. Os resultados indicaram que para 51% dos discentes, os agroquímicos são sinônimos de venenos. Foi constatado também, que a maioria dos alunos não compreende os desenhos e as tarjas presentes nos rótulos das embalagens dos agroquímicos. Cerca de 63% dos estudantes afirmaram que são favoráveis ao uso de agroquímicos. Consideramos que os resultados obtidos nesta pesquisa indicam defasagens nos processos de ensino e aprendizagem, no que se refere ao conteúdo sobre Agroquímicos.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Suelen Bomfim Nobre, Tania Renata Prochnow, Maria Eloisa Farias
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:![]() | Scopus | ![]() | Latindex | ![]() | Edubase (SBU/UNICAMP) |
![]() | Sumarios.org | ![]() | Google Scholar | ![]() | Portal LivRe (CNEM) |
![]() | Journals for Free | ![]() | REDIB | ![]() | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.