Uma Abordagem Didática do Experimento de Millikan Utilizando Videoanálise
Resumo
Um aspecto importante no ensino de Física é a inserção, em sala de aula, de experimentos relevantes referentes à Física Moderna e Contemporânea. Neste contexto, merece destaque o desenvolvimento de atividades investigativas que sejam acessíveis a públicos amplos. O objetivo do presente trabalho é propor uma abordagem didática baseada em videoanálise para a experiência da gota de óleo de Millikan. Trata-se de material de apoio destinado ao ensino médio e superior, tendo em vista superar dificuldades relacionadas à aquisição e manutenção de laboratórios didáticos de Física Moderna e Contemporânea, bem como propor encaminhamentos para a realização de atividade interativa baseada em experimentação. Este experimento, datado de 1913, que possibilitou a determinação da carga elementar (e) e a quantização da carga elétrica, encerra diversos aspectos relacionados à história da Física e ao fazer científico. Dada sua complexidade, trata-se de uma atividade experimental que não é de fácil acesso a estudantes e professores do ensino médio, e mesmo de universidades que dispõe de menos recursos. A tecnologia empregada para a videoanálise foi o software livre Tracker, com o qual analisamos quadro a quadro o movimento das gotas em um experimento de Millikan didático. Após a realização de centenas de experimentos sob condições experimentais diversas, foram selecionados vídeos específicos com informação que permite induzir a quantização da carga e a determinação do valor de e. Estes vídeos foram disponibilizados para acesso livre, juntamente com material de apoio, de modo a servir de suporte para atividades demonstrativas e investigativas compatíveis com aulas de Física, tanto em nível médio quanto superior. Este trabalho faz parte de uma iniciativa voltada à produção e disseminação de objetos educacionais para o ensino de Física Moderna e Contemporânea.
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Direitos autorais 2016 Arandi Ginane Bezerra Jr, Jorge Alberto Lenz, Nestor Saavedra, Marcus Vinícius Peres, Odair Cossi Jr, Ana Caroline Mello, Sam Adam Hoffmann Conceição
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eISSN: 2178-7727
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