Uma Abordagem Didática do Experimento de Millikan Utilizando Videoanálise
Resumo
Um aspecto importante no ensino de Física é a inserção, em sala de aula, de experimentos relevantes referentes à Física Moderna e Contemporânea. Neste contexto, merece destaque o desenvolvimento de atividades investigativas que sejam acessíveis a públicos amplos. O objetivo do presente trabalho é propor uma abordagem didática baseada em videoanálise para a experiência da gota de óleo de Millikan. Trata-se de material de apoio destinado ao ensino médio e superior, tendo em vista superar dificuldades relacionadas à aquisição e manutenção de laboratórios didáticos de Física Moderna e Contemporânea, bem como propor encaminhamentos para a realização de atividade interativa baseada em experimentação. Este experimento, datado de 1913, que possibilitou a determinação da carga elementar (e) e a quantização da carga elétrica, encerra diversos aspectos relacionados à história da Física e ao fazer científico. Dada sua complexidade, trata-se de uma atividade experimental que não é de fácil acesso a estudantes e professores do ensino médio, e mesmo de universidades que dispõe de menos recursos. A tecnologia empregada para a videoanálise foi o software livre Tracker, com o qual analisamos quadro a quadro o movimento das gotas em um experimento de Millikan didático. Após a realização de centenas de experimentos sob condições experimentais diversas, foram selecionados vídeos específicos com informação que permite induzir a quantização da carga e a determinação do valor de e. Estes vídeos foram disponibilizados para acesso livre, juntamente com material de apoio, de modo a servir de suporte para atividades demonstrativas e investigativas compatíveis com aulas de Física, tanto em nível médio quanto superior. Este trabalho faz parte de uma iniciativa voltada à produção e disseminação de objetos educacionais para o ensino de Física Moderna e Contemporânea.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Arandi Ginane Bezerra Jr, Jorge Alberto Lenz, Nestor Saavedra, Marcus Vinícius Peres, Odair Cossi Jr, Ana Caroline Mello, Sam Adam Hoffmann Conceição
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.