Aspectos históricos do ensino do cálculo mental na instrução primária brasileira (1848 - 1910)
Resumo
Este artigo aborda questões históricas do ensino do cálculo mental no contexto educacional brasileiro do final do século XIX e início do século XX, rastreando influências exercidas por autores franceses cujas obras circularam em escolas do Rio de Janeiro e de outras regiões do país. As fontes foram constituídas de livros didáticos, programas de ensino, relatórios da instrução pública e regimentos instituídos para escolas primárias. Em particular, são analisadas orientações que no regulamento de 1890 da instrução primária do Rio de Janeiro, instituído pela Reforma Benjamim Constant, assim como responsáveis pela instrução pública se apropriaram do movimento de modernização do ensino escolar e da valorização do cálculo mental. O referencial adotado envolve conceitos de cultura e disciplina escolares, na linha proposta por André Chervel e compartilhada por outros autores que seguem a mesma corrente de pensamento. São também usados os conceitos de estratégias e táticas propostos por Michel de Certeau e de apropriação, no sentido definido por Roger Chartier. Foi possível constatar que a valorização do ensino do cálculo mental estava inserida no movimento de expansão da oferta de instrução escolar popular, intensificado a partir da década de 1870 até as primeiras décadas do período republicano. A adoção do método de ensino intuitivo e necessidade de modernizar das práticas de ensino também constituem o quadro mais amplo de referências para a difusão do ensino do referido conteúdo escolar.
Palavras-chave
Cálculo Mental. Ensino da Aritmética. Educação Matemática. Cálculo Aritmético
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Luiz Carlos Pais, José Luiz Magalhães Freitas
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.