Boletins do CPOE/RS (1947-1966): recortes sobre o ensino da Matemática e a gestão dos processos avaliativos
Resumo
Este estudo, voltado para o passado, investiga alguns aportes do ensino da matemática e avaliação a partir de pesquisa documental. Como base empírica, foram rastreados doze Boletins do Centro de Pesquisas e Orientação Educacionais da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, datados de 1947 a 1966. Assim, busca saber se, e como, nestes Boletins se fazia referência ao ensino de matemática e à respectiva gestão de processos avaliativos deste componente curricular no então ensino primário. O texto apresenta a identidade do CPOE, o contexto sócio-político do período, os elementos empíricos que alimentaram a investigação e respectivos procedimentos metodológicos observados para análise, encerrando com algumas considerações em torno de possível continuidade da pesquisa. Entre as conclusões, destaca-se a atuação e importância do CPOE quanto a orientações pedagógicas, sempre de acordo com pesquisas e reformulações legais.
Palavras-chave
História da Educação; Educação Matemática; Ensino Primário; Avaliação.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Beatriz Daudt Fischer, Maria Cecilia Bueno Fischer
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.