Fazendo Aulas de Ciência / Doing Science Classes: How to make them?

Ana Marli Hoernig, Antonio Batista Pereira

Resumo


O presente trabalho apresenta os resultados do desenvolvimento de uma proposta de abordagemdos conteúdos de Ciências Naturais em uma quinta série do Ensino Fundamental, na qual asaulas iniciavam pelas atividades práticas e, a partir da teorização das observações realizadas, foramapresentados e discutidos os conteúdos programáticos previstos. Os dados obtidos através daavaliação do aproveitamento dos alunos que vivenciaram esse método, foram comparados com osdos alunos que tiveram aulas que iniciaram pelo desenvolvimento teórico dos conteúdos, seguidoda realização de aulas práticas. Os resultados demonstraram que os alunos apresentaram um melhoraproveitamento quantitativo na abordagem dos conteúdos a partir de atividades práticas.

This work presents the results of an educational approach to the contents of natural sciences ofthe 5th grade, where the classes start with practical activities and, from the theoretical discussion overthe observations done, the curriculum contents are presented and discussed. Data was obtainedthrough the assessment of learners who had experienced that approach, compared to those who hadclasses starting with theory, followed by practical activities. There is evidence that students showhigher performance when the contents are taught starting with practical activities.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Ana Marli Hoernig, Antonio Batista Pereira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.