Atividades envolvendo a História da Matemática: Uma análise da participação de estudantes do Ensino Fundamental à luz de uma Teoria da Aprendizagem Situada
Resumo
Neste artigo apresentamos alguns resultados de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi investigar as potencialidades pedagógicas da História da Matemática, em salas de aula de Matemática de estudantes do Ensino Fundamental, tomando como referencial uma perspectiva de aprendizagem situada. A investigação foi desenvolvida em turmas de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte, nas quais foram realizadas, em um trabalho cooperativo com a professora, algumas atividades relacionadas à história dos números inteiros. A análise do material empírico evidenciou, nas atividades envolvendo a História da Matemática, uma participação crescente por parte dos estudantes. A pesquisa também mostrou que a História da Matemática foi fundamental para a promoção das mudanças de participação observadas, contribuindo, assim, com a aprendizagem dos alunos.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Ana Catarina Cantoni Roque, Maria Laura Magalhães Gomes
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.