A percepção das atividades da Associação de Preservação da Natureza – Vale do Gravataí como Educação Ambiental não-formal / Informal Environmental Education in Gravataí (RS), Brazil

Everaldo Fonseca Rocha, Carmen Kaiber da Silva, Renato Pires dos Santos

Resumo


Este trabalho envolve um estudo sobre algumas questões referentes à Educação Ambientalnão-formal no município de Gravataí (RS). Especificamente, estuda reflexos da atuação da organizaçãonão-governamental APN-VG (Associação de Preservação da Natureza – Vale do Gravataí) junto àpopulação local. Após uma pequena digressão sobre a evolução da Educação Ambiental, apresenta-se algo da história e da realidade ambiental do município de Gravataí. Em seguida, foca-se naAPN-VG, seu surgimento, conquistas, relações com a comunidade e com o poder público e seutrabalho em Educação Ambiental não formal. Finalmente, é apresentada parte da análise da pesquisarealizada junto à população do município de Gravataí.

This work refers to a study of some questions regarding informal environmental education inGravataí (RS). Specifically, it studies the results of the actuation of APN-VG (Nature Preservation Association– Gravataí Valley), a nongovernmental organization, on the local population. After some comments on the evolution of Environmental Education, some aspects of Gravataí history and environmental realityare presented. The APN-VG, its birth, achievements, relationships with community and with publicpower, and work on nonformal environmental education is also discussed. Finally, a partial analysisfrom the research done with the Gravataí population is presented.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Everaldo Fonseca Rocha, Carmen Kaiber da Silva, Renato Pires dos Santos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.