Experimentação e modelagem: estratégias para a abordagem de ligações químicas no ensino médio / Experimentation and Modelling: Strategies for Teaching Chemical Bonds in High School

Maira Ferreira, José Claudio Del Pino

Resumo


Neste artigo, apresentamos uma proposição para o trabalho com o assunto ligações químicasno ensino médio, cuja defesa e argumentação é feita em dois momentos distintos. No primeiro,propomos que os modelos de ligações químicas – iônicas, metálicas e covalentes – sejam desenvolvidosa partir de atividades experimentais que possibilitem a observação de algumas propriedadesde diferentes substâncias. No segundo, propomos o ensino de geometria molecular a partir daTeoria de Repulsão dos Pares de Elétrons de Valência (TRPEV) e, para facilitar a compreensão daprópria teoria e de geometria molecular, sugerimos o uso de modelagem.

In this paper, a suggestion to work with the subject “Chemical Bond” in High Schools ispresented. The defence and argumentation of this suggestion is made in two different moments. First,we propose that chemical bond models – covalent bond, ionic bond and metallic bond – are developedfrom experimental activities which enable the observation of some properties of different substances.Second, we propose the teaching of molecular geometry from the Valence Shell-Pair RepulsionTheory (VSEPR). Besides, we suggest the use of concrete models in order to facilitate the understandingof the VSEPR and of the molecular geometry.


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eISSN: 2178-7727

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