Diários de Aula e Formação de Professores de Ciências

José Luís Schifino Ferraro

Resumo


O uso dos diários de aula se constitui como importante forma de registro que pode ser utilizada por pesquisadores de diversas áreas das Ciências Humanas, onde se inclui o campo da Educação. O presente trabalho nasceu da proposta de utilização dos diários pelo os alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade privada, como instrumento de pesquisa para posterior análise e discussão das situações observadas em sala de aula durante a disciplina de Metodologia e Prática do Ensino de Ciências. Nesse sentido, a partir do compartilhamento das experiências vividas durante as atividades realizadas dentro das escolas, os alunos puderam se posicionar sobre situações reais que vivenciaram, dividindo sentimentos em momentos distintos de identificação e estranhamento frente aos relatos dos próprios colegas, mediante suas primeiras inserções no universo da docência. A metodologia de análise dos excertos registrados como observações nos diários tem um caráter qualitativo e se constitui em uma análise discursiva no sentido de empreender uma maior e melhor compreensão dos acontecimentos em si, a partir dos registros dos licenciandos que marcam seus primeiros passos na carreira e imprimem os primeiros vincos para a construção do sujeito professor.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 José Luís Schifino Ferraro

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.