Diários de Aula e Formação de Professores de Ciências
Resumo
O uso dos diários de aula se constitui como importante forma de registro que pode ser utilizada por pesquisadores de diversas áreas das Ciências Humanas, onde se inclui o campo da Educação. O presente trabalho nasceu da proposta de utilização dos diários pelo os alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade privada, como instrumento de pesquisa para posterior análise e discussão das situações observadas em sala de aula durante a disciplina de Metodologia e Prática do Ensino de Ciências. Nesse sentido, a partir do compartilhamento das experiências vividas durante as atividades realizadas dentro das escolas, os alunos puderam se posicionar sobre situações reais que vivenciaram, dividindo sentimentos em momentos distintos de identificação e estranhamento frente aos relatos dos próprios colegas, mediante suas primeiras inserções no universo da docência. A metodologia de análise dos excertos registrados como observações nos diários tem um caráter qualitativo e se constitui em uma análise discursiva no sentido de empreender uma maior e melhor compreensão dos acontecimentos em si, a partir dos registros dos licenciandos que marcam seus primeiros passos na carreira e imprimem os primeiros vincos para a construção do sujeito professor.
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Direitos autorais 2016 José Luís Schifino Ferraro
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eISSN: 2178-7727
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