Diários de Aula e Formação de Professores de Ciências
Resumo
O uso dos diários de aula se constitui como importante forma de registro que pode ser utilizada por pesquisadores de diversas áreas das Ciências Humanas, onde se inclui o campo da Educação. O presente trabalho nasceu da proposta de utilização dos diários pelo os alunos do curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade privada, como instrumento de pesquisa para posterior análise e discussão das situações observadas em sala de aula durante a disciplina de Metodologia e Prática do Ensino de Ciências. Nesse sentido, a partir do compartilhamento das experiências vividas durante as atividades realizadas dentro das escolas, os alunos puderam se posicionar sobre situações reais que vivenciaram, dividindo sentimentos em momentos distintos de identificação e estranhamento frente aos relatos dos próprios colegas, mediante suas primeiras inserções no universo da docência. A metodologia de análise dos excertos registrados como observações nos diários tem um caráter qualitativo e se constitui em uma análise discursiva no sentido de empreender uma maior e melhor compreensão dos acontecimentos em si, a partir dos registros dos licenciandos que marcam seus primeiros passos na carreira e imprimem os primeiros vincos para a construção do sujeito professor.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 José Luís Schifino Ferraro
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.