Análise do Processo de Aprendizagem de Geometria de Estudantes do Programa de Iniciação Científica: perspectivas a partir da teoria dos registros semióticos
Resumo
O Programa de Iniciação Científica (em Matemática) – PIC que detalharemos neste artigo é promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA aos estudantes que receberam medalha e/ou menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática da Escola Pública. Entre os objetivos deste programa está o despertar a vocação científica do estudante por meio da participação deste em atividades de pesquisa ou tecnologia e estimular a criatividade através do contato com problemas interessantes da Matemática. É com base em atividades realizadas no PIC2012, desenvolvido em 2013, com estudantes do polo de Erechim, RS, que propomos algumas reflexões, acerca da aprendizagem da Geometria à luz da teoria dos registros de representação semiótica. Para tanto, o artigo está organizado de forma que explicita o programa, aborda aspectos fundamentais da teoria que embasa a análise e, por fim, com um caráter investigativo e tomando por base a produção matemática dos estudantes, são realizadas reflexões sobre as formas de aquisição de conceitos matemáticos e os diferentes graus de domínio matemático em relação à utilização de diferentes registros de representação.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 Luiz Augusto Richit, Bárbara Cristina Pasa, Méricles Thadeu Moretti
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.