Análise do Processo de Aprendizagem de Geometria de Estudantes do Programa de Iniciação Científica: perspectivas a partir da teoria dos registros semióticos

Luiz Augusto Richit, Bárbara Cristina Pasa, Méricles Thadeu Moretti

Resumo


O Programa de Iniciação Científica (em Matemática) – PIC que detalharemos neste artigo é promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA aos estudantes que receberam medalha e/ou menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática da Escola Pública. Entre os objetivos deste programa está o despertar a vocação científica do estudante por meio da participação deste em atividades de pesquisa ou tecnologia e estimular a criatividade através do contato com problemas interessantes da Matemática. É com base em atividades realizadas no PIC2012, desenvolvido em 2013, com estudantes do polo de Erechim, RS, que propomos algumas reflexões, acerca da aprendizagem da Geometria à luz da teoria dos registros de representação semiótica. Para tanto, o artigo está organizado de forma que explicita o programa, aborda aspectos fundamentais da teoria que embasa a análise e, por fim, com um caráter investigativo e tomando por base a produção matemática dos estudantes, são realizadas reflexões sobre as formas de aquisição de conceitos matemáticos e os diferentes graus de domínio matemático em relação à utilização de diferentes registros de representação.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Luiz Augusto Richit, Bárbara Cristina Pasa, Méricles Thadeu Moretti

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.