Abordagem CTSA através da temática produção de sabão

Thales Fagundes Machado, Denise da Silva, Jhon Pablo Lima Cornélio, José Claudio Del Pino

Resumo


Vivemos num momento em que a educação deve possibilitar aos indivíduos o acompanhamento do desenvolvimento científico, tecnológico e social. Porém o ensino que a escola oferece é ainda muito fragmentado, neste contexto surgem novas abordagens de acordo com os objetivos desejados. Este artigo relata uma prática pedagógica desenvolvida com uma abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), que buscou aproximar os conteúdos estudados em Química com o cotidiano, possibilitando aos estudantes uma participação mais crítica no seu meio social. A atividade foi desenvolvida com vinte estudantes. O desenvolvimento de conteúdos de Química deu-se através da temática produção de sabão a partir da reutilização do óleo de fritura (reação de saponificação). Utilizaram-se dois instrumentos diagnósticos, um vídeo sobre as consequências do descarte inadequado do óleo e também uma atividade experimental de produção de sabão. Com base nos documentos escritos pelos alunos pode-se perceber que houve um aumento no interesse pelos conceitos científicos e principalmente uma reflexão sobre a resolução de problemas sociais e ambientais. Assim, constatou-se que a abordagem CTSA é uma boa estratégia para o ensino de Química.

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Direitos autorais 2015 Thales Fagundes Machado, Denise da Silva, Jhon Pablo Lima Cornélio, José Claudio Del Pino

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eISSN: 2178-7727

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