Abordagem CTSA através da temática produção de sabão
Resumo
Vivemos num momento em que a educação deve possibilitar aos indivíduos o acompanhamento do desenvolvimento científico, tecnológico e social. Porém o ensino que a escola oferece é ainda muito fragmentado, neste contexto surgem novas abordagens de acordo com os objetivos desejados. Este artigo relata uma prática pedagógica desenvolvida com uma abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), que buscou aproximar os conteúdos estudados em Química com o cotidiano, possibilitando aos estudantes uma participação mais crítica no seu meio social. A atividade foi desenvolvida com vinte estudantes. O desenvolvimento de conteúdos de Química deu-se através da temática produção de sabão a partir da reutilização do óleo de fritura (reação de saponificação). Utilizaram-se dois instrumentos diagnósticos, um vídeo sobre as consequências do descarte inadequado do óleo e também uma atividade experimental de produção de sabão. Com base nos documentos escritos pelos alunos pode-se perceber que houve um aumento no interesse pelos conceitos científicos e principalmente uma reflexão sobre a resolução de problemas sociais e ambientais. Assim, constatou-se que a abordagem CTSA é uma boa estratégia para o ensino de Química.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Thales Fagundes Machado, Denise da Silva, Jhon Pablo Lima Cornélio, José Claudio Del Pino
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:![]() | Scopus | ![]() | Latindex | ![]() | Edubase (SBU/UNICAMP) |
![]() | Sumarios.org | ![]() | Google Scholar | ![]() | Portal LivRe (CNEM) |
![]() | Journals for Free | ![]() | REDIB | ![]() | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.