Uma Tarefa Matemática e algumas Produções Escritas de Alunos: discussões e possibilidades para Professores que Ensinam Matemática
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar o enunciado de uma tarefa matemática e as produções escritas de alunos que resolveram esta tarefa. Em relação ao enunciado da tarefa, analisamos suas potencialidades, que demandas cognitivas ela podem oportunizar aos alunos. Em relação às produções escritas dos alunos, investigamos como eles resolvem a tarefa, quais suas estratégias, seus modos de lidar. Por meio de uma análise qualitativa de pesquisa, analisamos dois conjuntos de 42 produções escritas de alunos do 3º ano do Ensino Médio que resolveram a tarefa. São apresentados alguns resultados a respeito do enunciado da tarefa e uma caracterização de suas produções. Uma intenção subjacente é que este trabalho sirva como um recurso para professores que ensinam matemática, na busca de conhecer as tarefas de matemática e potencializar sua utilização em um contexto de aprendizagem.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2016 João Ricardo Viola dos Santos, Regina Luzia Corio de Buriasco, Pamela Emanueli Alves Ferreira
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.