A Fração em Livros Didáticos de Matemática para os Anos Iniciais

Angélica Fontoura Garcia Silva, Raquel Factori Canova, Tania Maria Mendonça Campos

Resumo


Este artigo apresenta resultados de uma investigação que procurou relacionar o desenvolvimento do conceito de fração em três coleções de livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental, aprovados pelo PNLD 2010, com resultados de pesquisa que abordam a temática. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica/documental e a análise foi feita sob a luz de estudos que discutem os processos de ensino e aprendizagem das frações, sobretudo o seu preparo, introdução e desenvolvimento. De modo geral, a análise dos dados permitiu verificar que ainda é muito comum o ensino por meio de situações parte-todo. Além disso, notou-se que apesar de os resultados recentes de pesquisas não influenciarem tanto o material analisado, os autores mostraram preocupação em trabalhar com frações em diferentes contextos.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Angélica Fontoura Garcia Silva, Raquel Factori Canova, Tania Maria Mendonça Campos

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.