Formação Técnica e Preservação Ambiental no Vale do Paranhana (RS): Uma Proposta Curricular Integradora / Technical Training and Environmental Preservation in the Paranhana Valley: A Integrated Curriculum Proposal
Resumo
O desenvolvimento deste estudo tem como idéia fundamental levantar indicadores para aReestruturação Curricular como uma Proposta Integradora na Formação Técnica e Preservação Ambientalda E.T.E.M.L. (Escola Técnica Estadual Monteiro Lobato), como um ensino que desenvolva os conteúdose os conhecimentos de forma integrada, vinculados à realidade existencial dos alunos, valorizando osconhecimentos anteriores, a integração com o Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável, proporcionandouma aprendizagem sólida, capaz de fornecer instrumentais teóricos e práticos voltados para asolução de problemas na área de manutenção elétrica, eletrônica e mecânica, dentro e fora das empresastanto no Vale do Paranhana como em qualquer outro lugar, de forma a preservar a natureza.
The development of this study has as its fundamental idea to seek for indicators for the CurricularReorganization as a Integrated Proposal in the Technical Training and Environmental Preservation at Monteiro Lobato Technical School (a Public School owned by the State), as an education that developsthe contents as well as the knowledge in a integrated form, linked to the existential reality of the pupils,valuing their previous knowledge, their integration with the Environment and the SustainableDevelopment, and providing a solid learning, capable of supplying theoretical and practical instrumentsdirected towards the solution of problems in electric maintenance, electronics and mechanics areas,inside and outside of the companies in the Paranhana Valley (Rio Grande do Sul State, Brazil, as wellas in any other place, regarding the preservation of Nature.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Cláudio Kaiser, Carmen Kaiber da Silva, Renato Pires dos Santos dos Santos
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.