As redes de conhecimento dos professores de ciências: um mapeamento da prática de ensino a partir da análise de redes sociais
Resumo
RESUMO
Este artigo objetivou investigar como se constroem e quais as características das redes de conhecimento formadas a partir da prática do ensino de ciências na educação básica, com o uso e escolha das fontes, que ocorre na formação acadêmica dos professores e na prática de ensino destes. Do ponto de vista da metodologia da Análise de Redes Sociais (ARS), os dados foram analisados através dos softwares UCINET e NetDraw, que possibilitou a partir dos resultados revelar padrões estruturais de relacionamento dos professores com as fontes em forma de rede. Considera-se, nesta análise e interpretação dos resultados que as fontes de informação possuem colaboração efetiva para o desenvolvimento de redes de conhecimento. Esta pesquisa sinaliza que a construção do conhecimento é fortemente relacionada ao uso de fontes tradicionais, tanto na formação acadêmica, com as Bibliotecas e os livros, assim como na prática de ensino com os Livros Didáticos.
PALAVRAS-CHAVES: Redes de conhecimento. Fontes de informação. Ensino de ciências.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Juliana Carvalho Pereira, Maria do Rocio Fontoura Teixeira
![Licença Creative Commons](http://licensebuttons.net/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Conceito A2 na Capes(2021)Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:![]() | Scopus | ![]() | Latindex | ![]() | Edubase (SBU/UNICAMP) |
![]() | Sumarios.org | ![]() | Google Scholar | ![]() | Portal LivRe (CNEM) |
![]() | Journals for Free | ![]() | REDIB | ![]() | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.