A Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável com atividades interdisciplinares na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Maria Eloisa Farias, Júlio Mateus de Melo Nascimento

Resumo


Este estudo apresenta problemas do cotidiano, ligados ao ambiente, que sob a forma de atividades interdisciplinares diversificadas podem ser desenvolvidas na escola e assim valorizar a participação dos estudantes na comunidade, visando a Educação Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável. Participaram do trabalho, 41 alunos e 02 professores pertencentes a duas escolas (uma particular e uma pública estadual) de Educação de Jovens e Adultos em um município do interior do Rio Grande do Sul.  Envolveu atividades interdisciplinares com conteúdos de Biologia e Artes que proporcionaram aulas com a valorização da pesquisa e o desenvolvimento da educação ambiental através do estudo do ambiente como tema motivador para o exercício da cidadania. A metodologia envolveu estratégias de ensino como: aula expositiva dialogada e participativa; atividades interdisciplinares de Biologia e Artes na resolução de problemas. As atividades interdisciplinares foram eficientes na aprendizagem dos alunos ao propiciar a associação com temas e fatos do cotidiano, evidenciados através de verbalizações, apresentações e representações gráficas. Contatou-se a falta de incentivo nas escolas para que se estabeleçam condições em que o conhecimento se torne dinâmico e possa aproximar as práticas pedagógicas da realidade dos estudantes.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Maria Eloisa Farias, Júlio Mateus de Melo Nascimento

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.