Reflexões de professores sobre Tecnologias Assistivas e o processo de ensino e aprendizagem de Matemática
Resumo
Este artigo apresenta reflexões sobre Tecnologias Assistivas, considerando especificamente a deficiência visual, que possam ser utilizadas no processo de ensino e de aprendizagem na área da matemática, em conjunto com relatos de professores que atuam em escolas públicas inclusivas da Grande Porto Alegre. A metodologia perpassa por um estudo teórico sobre estas tecnologias e uma análise de cunho qualitativo de depoimentos desses professores extraídos dos cursos: Educação Inclusiva e Educação Matemática Inclusiva. Na análise dos dados, percebe-se que os professores compartilharam suas experiências, dúvidas e conquistas no seu cotidiano escolar diante da inclusão. Evidencia-se ser fundamental construir com o professor formas de se delinear o papel da matemática no mundo contemporâneo, em especial quando se contempla o cenário das escolas inclusivas.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Marlise Geller, Maria Adelina Raupp Sganzerla
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.