Contribuições ao Design Instrucional e à Cyberformação por meio do feedback de estudantes sobre HQs matemáticas interativas
Resumo
Essa pesquisa objetivou analisar o processo de construção de Histórias em Quadrinhos (HQs) Matemáticas Interativas, tomando-as como materiais educacionais matemáticos digitais. Esse artigo centra-se no feedback apresentado por estudantes de matemática em relação às HQs Interativas, no momento de produção de dados, como fase condicionante para o processo de construção (design) das HQs e como forma de identificação das potencialidades que um produto digital pode produzir em termos do processo educacional matemático. Este processo, a nosso ver, culmina na produção de indícios para a concepção de Cyberformação (formação com o trabalho com tecnologias, na qual a construção de ideias matemáticas com Tecnologias Digitais se torna um fator fundamental para a produção do conhecimento), decorrentes desta vivência em formação inicial dos estudantes de Cálculo Diferencial e Integral, participantes da investigação. Nesse ínterim, ressaltamos que: o feedback de HQs interativas como processo depurativo permite a visualização de erros e a avaliação da própria experiência interativa/cognitiva. Esse feedback como ação de aprendizagem, possibilita que os aspectos cognitivos em relação aos conceitos matemáticos sejam salientados, bem como outras possibilidades propiciadas pelas HQs em termos de interação e vivência. Também, o feedback tomado como experiência estética, evidencia a ampliação de processo imaginativo matemático relacionado ao processo lúdico encontrado na HQ e, por último, como processo cyberformativo, gerado pela totalidade compreensiva da HQ, apresenta aspectos matemáticos, pedagógicos, tecnológicos e lúdicos que se mostram como possibilidade formativa a partir do ser-com, pensar-com e saber-fazer-com-a-HQ-Interativa.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Maurício Rosa, Vinícius Pazuch
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.