Orientações curriculares para a Matemática no Ensino Médio: uma análise sob o Enfoque Ontosemiótico
Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar o desenvolvimento da Matemática no Ensino Médio de escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul, sob a perspectiva do Enfoque Ontosemiótico do Conhecimento e a Instrução Matemática (EOS), como possibilidade teórica e didática para análise e organização de currículos de Matemática para esse nível de ensino. Particularmente, são apresentados, aqui, resultados referentes a uma análise realizada no documento Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL, 2006), com base na dimensão epistêmica do EOS presente nos blocos de conteúdos Números e Operações, Geometria, Funções e Análise de Dados e Probabilidade. Resultados apontam, em todos os blocos de conteúdos, a presença dos componentes de idoneidade epistêmica. Destaca-se a presença de situações-problema, base para o desenvolvimento da atividade matemática dentro da perspectiva ontosemiótica, as quais devem ser apresentadas de forma contextualizada, utilizando questões práticas e cotidianas, possibilitando ao estudante refletir e argumentar sobre as escolhas matemáticas feitas em suas soluções. Sobre a linguagem matemática é enfatizada a leitura e interpretação das informações por meio de representações, sejam elas em linguagem natural, simbólica, gráfica, tabular ou figural. As regras são definidas a partir de orientações, tanto de caráter geral quanto específicas, referentes ao desenvolvimento dos conteúdos em sala de aula. A análise realizada permitiu perceber a presença de elementos que entram em consonância com os apontados pelo EOS no que se refere ao tratamento dado ao conhecimento matemático: como atividade de resolução de problemas, como linguagem simbólica e como sistema conceitual logicamente organizado.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Carmen Teresa Kaiber, Luísa Silva Andrade
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.