Orientações curriculares para a Matemática no Ensino Médio: uma análise sob o Enfoque Ontosemiótico

Carmen Teresa Kaiber, Luísa Silva Andrade

Resumo


Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo investigar o desenvolvimento da Matemática no Ensino Médio de escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul, sob a perspectiva do Enfoque Ontosemiótico do Conhecimento e a Instrução Matemática (EOS), como possibilidade teórica e didática para análise e organização de currículos de Matemática para esse nível de ensino. Particularmente, são apresentados, aqui, resultados referentes a uma análise realizada no documento Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (BRASIL, 2006), com base na dimensão epistêmica do EOS presente nos blocos de conteúdos Números e Operações, Geometria, Funções e Análise de Dados e Probabilidade. Resultados apontam, em todos os blocos de conteúdos, a presença dos componentes de idoneidade epistêmica. Destaca-se a presença de situações-problema, base para o desenvolvimento da atividade matemática dentro da perspectiva ontosemiótica, as quais devem ser apresentadas de forma contextualizada, utilizando questões práticas e cotidianas, possibilitando ao estudante refletir e argumentar sobre as escolhas matemáticas feitas em suas soluções. Sobre a linguagem matemática é enfatizada a leitura e interpretação das informações por meio de representações, sejam elas em linguagem natural, simbólica, gráfica, tabular ou figural. As regras são definidas a partir de orientações, tanto de caráter geral quanto específicas, referentes ao desenvolvimento dos conteúdos em sala de aula. A análise realizada permitiu perceber a presença de elementos que entram em consonância com os apontados pelo EOS no que se refere ao tratamento dado ao conhecimento matemático: como atividade de resolução de problemas, como linguagem simbólica e como sistema conceitual logicamente organizado.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Carmen Teresa Kaiber, Luísa Silva Andrade

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.