Matemática Científica e Escolar: saberes, crenças e concepções de professores na construção coletiva de um livro didático
Resumo
O objetivo deste trabalho é investigar os processos de troca e negociação de conhecimento (Shulman, 1986), as crenças e concepções (Thompson, 1992; Ponte, 1992), sobre matemática científica e escolar, entre os participantes envolvidos no desenvolvimento de uma coleção de livros didáticos digitais para o Ensino Fundamental (Projeto MatDigital). A coleção de livros inclui quatro volumes em formato digital interativo, integrando uma série de recursos multimídia. O projeto é composto por uma equipe com diversas formações acadêmicas e profissionais, que reúne professores do ensino fundamental e professores universitários. A metodologia de pesquisa se baseia na participação observante (Wacquant, 2002), e inclui a análise de registros escritos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados incluem a presença de concepções já identificadas na literatura de pesquisa em Educação Matemática e permitem indicar as diferentes formas de contribuição oferecida pelos professores da escola e da universidade ao projeto de construção de livros didáticos digitais.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Lucas Medeiros e Melo, Victor Giraldo, Rodrigo Rosistolato
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.