Biotecnologia na Escola: a inserção do tema nos livros didáticos de Biologia
Resumo
Um dos principais recursos didáticos utilizados por grande parte dos professores é o livro didático. Sabe-se da sua importância, pois auxilia o docente em sua prática pedagógica, além de ser considerado uma fonte de informação aos alunos. Com os avanços biotecnológicos, faz-se necessária a inserção de novos temas na sala de aula e a atualização desse material. Assim, o objetivo deste trabalho é investigar como a Biotecnologia é abordada nos livros didáticos. Para isto, iniciou-se um trabalho de pesquisa na forma de questionário semiaberto com dez professores de Biologia do Ensino Médio de escolas públicas de Pelotas/RS, através do qual se buscou verificar dentre os autores recomendados pelo PNLD 2012 quais eram considerados preferência entre os docentes, a fim de analisar posteriormente alguns aspectos das obras vinculados à Biotecnologia, como: temas, forma de abordagem, imagens, exercícios propostos, questões éticas e polêmicas, presença de glossário e textos paralelos, indicações de leituras complementares e bibliografia para estudo fora da escola. Foram destacados os autores Amabis e Martho, César, Sezar e Caldini e Gewandsznajder e Linhares, sendo então analisado o volume 3 de suas obras. Para cada elemento, verificou-se similaridades e também diferenças, sendo que as lacunas encontradas em um livro não foram as mesmas nos outros, portanto existe um equilíbrio entre as obras e a escolha de um desses livros dependerá da proposta de ensino e aprendizagem, assim como das fragilidades de cada professor. Um aspecto a se ressaltar é o fato de que os temas desenvolvidos nos livros são também aqueles presentes na mídia, fazendo-se necessária uma conexão entre esses dois meios de divulgação, abordando questões científicas aliadas aos aspectos sociais. A Biotecnologia envolve diversas implicações e devem ser discutidos os prós e contras, veracidades, omissões e possíveis consequências das suas aplicações para a sociedade e o meio ambiente, a fim de que os alunos desenvolvam sua criticidade e estejam habilitados a participar de debates, argumentando e defendendo suas opiniões próprias.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2015 Viviane Barneche Fonseca, Vera Lucia Bobrowski
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.