Os Materiais Manipuláveis e a Produção Discursiva dos Alunos na Aula de Matemática /Manipulatives and Students’ Discursive Production of Students in a

Jamille Vilas Boas, Jonei Cerqueira Barbosa

Resumo


No presente artigo, buscamos entender como os discursos dos alunos são produzidos em função do uso dos manipuláveis e da prática pedagógica que eles participam. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa e a observação como técnica de coleta de dados. Um grupo de alunos foi observado durante uma aula de matemática, em que utilizaram materiais manipuláveis para resolver uma tarefa. A análise dos dados sugere que, ao utilizar materiais manipuláveis, os alunos podem atribuir materialidade física aos objetos matemáticos, usando-os para produzir justificações para proposições matemáticas. Identificamos ambientes de aprendizagem desta natureza como investigativo-experimental.

In this paper, we seek to understand how students’ discourses are produced due to the useof manipulatives and the pedagogical practice that they take part in. Then, we used a qualitativeapproach, and observation as data collection technique. A group of students was observed during amath class, which uses manipulatives to solve a task. Data analysis suggests that students assignedphysical materiality to mathematical objects by using them to produce justifications for mathematicalpropositions. We named learning environments such this one as investigative-experimental.

 

 


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Jamille Vilas Boas, Jonei Cerqueira Barbosa

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.