Dificuldades na resolução de problemas aditivos a uma operação: ponto de encontro esclarecedor à luz da noção de congruência semântica

Méricles Thadeu Moretti, Celia Finck Brandt

Resumo


A questão central da pesquisa é estudar as dificuldades dos alunos na resolução de problemas aditivos de Vergnaud a uma única operação. Buscamos identificar e compreender essas dificuldades tendo por base a noção de congruência semântica teorizada por R. Duval. Salientamos que R. F. Damm, em sua tese de doutorado de 1992, trata da resolução dos problemas aditivos a duas operações associada à ideia de representação auxiliar como auxílio à resolução desses problemas. Pensamos que o estudo da resolução de problemas aditivos a uma única operação, permite identificar, com mais precisão, as relações de congruência entre as formas verbais utilizadas nas mensagens discursivas dos problemas propostos e as operações aritméticas correspondentes. Para poder levar a cabo esse estudo, usamos um instrumento de coleta de informações com problemas do campo aditivo cujas resoluções exigem uma única operação aritmética, aplicado a um grupo de alunos do 6° ano do ensino fundamental. Antecipamos que as análises dos procedimentos de resolução observadas indicam que o quadro teórico adotado se mostrou adequado para esclarecer as dificuldades encontradas pelos alunos quando da resolução desses problemas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Méricles Thadeu Moretti, Celia Finck Brandt

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.