Ciências naturais na educação fundamental: espaço um pouco esquecido na formação de professores / Natural science in the elementary school: A little forget space in teachers training
Resumo
Este texto relata uma investigação realizada sobre práticas de formação de professores para o ensino de Ciências Naturais dentro da Licenciatura em Ciências Biológicas e Química. Essas práticas visam a qualifi cá-las para a promoção de mudanças nas escolas no que diz respeito ao ensinar e aprender Ciências Naturais dentro dos princípios inter e transdisciplinares. Nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Química da Unijuí várias atividades curriculares são desenvolvidas em processos interativos, com participação de professores de escola, licenciandos e docentes de diversas formações. Isto tem produzido avanços nas propostas curriculares para o ensino de Ciências. Trabalhou-se com a hipótese de que é na união dos campos de investigação de currículo e de formação de professores que as mudanças do ensino podem acontecer, tanto nas escolas quanto nas licenciaturas. Há indícios de que essa possibilidade é real quando são focalizados problemas específi cos através de pesquisa educacional e desenvolvimento de propostas curriculares.
This study reports an investigation on undergraduate teacher education in Biologyand Chemistry. This education process aims to qualify teachers in order to cause changes inpedagogical practices based on inter and transdisciplinary principles. The undergraduate teachereducation course in Biology and Chemistry offered by Unijuí provides several curriculumactivities that are developed in interactive processes with the participation of school teachers,undergraduate students, and professors from different areas. This has provided important advancesin curricular proposals towards science teaching according to educational research results.Firstly, we believed that the relationship between curriculum and teacher education researchfi elds can result in changes, both in schools and in teacher education. There are evidences that this is likely when focusing on specifi c problems through educational research and curricularproposals’ design.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Otavio Aloisio Maldaner, Sandra Elisabet Bazana Nonenmacher, Vanessa Sandri
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.